O Fim do Poder [como até hoje o conhecemos]

6.1.09

Utopia c. 1450–2009

A ideia de criar este blog não é nova. Faltava-me uma motivação clara para o criar. Acima de tudo necessitava de informação consistente e, a meu ver, relevante para o tornar viável. A motivação surgiu da necessidade de explicar a alguns membros da comunidade do MarketWatch, utilizando uma abordagem científica, quem são as Irmandades que há mais de 500 anos em Portugal vivem sem líderes e que têm por valores a Igualdade, a Fraternidade e a Caridade. Que Irmandades são estas que foram perseguidas durante séculos pela Igreja Católica, que admitem a inclusão de homens e de mulheres comuns e nas quais a filiação partidária dos seus membros pode ser qualquer uma, ou mesmo nenhuma. Em relação à abordagem científica, fica desde já claro que não sou um académico — sou designer gráfico e diretor executivo da RMAC.
Este blog serve (não exclusivamente) para divulgar — com a devida vénia e por meio de citações — parte do trabalho da investigadora, Socióloga e Psicóloga Social, Antonieta Costa, Técnica Superior Principal da Direção Regional da Cultura do Governo Regional dos Açores. O objetivo é claro: mostrar que existem grupos de pessoas que têm "capacidade de apresentar soluções coletivas para grandes problemas", ou seja, "que o modelo de utopia é realizável". Ver pág. 5 do Boletim Informativo nº 15 de Setembro de 2000 do NEPS, Núcleo de Estudos de População e Sociedade do Instituto de Ciências Sociais da Universidade do Minho, Pólo de Azurém.

Notas:
Este blog será, sempre que possível, bilingue: documentos em "link" não terão traduções ou retroversões por questões de direitos autorais.
O meu comentário no MarketWatch é o 32º da lista.
Este blog está escrito em português europeu de acordo com as normas do Acordo Ortográfico de 1990.

1 comentário:

J.J.Ferreira disse...

Em relação ao não-lugar, deixo a referência a um obra excepcional de Tomás de Campanella, A cidade do sol!
Mais um não lugar ....
http://www.culturabrasil.org/cidadedosol.htm

Arquivo

who follows this blog