O Fim do Poder [como até hoje o conhecemos]

27.1.09

O Poder e as Irmandades do Espírito Santo

Foi com base nas afirmações do post anterior que parti para a aventura de escrever neste blog, de forma resumida, parte do trabalho de investigação de Antonieta Costa, publicado no livro "O Poder e as Irmandades do Espírito Santo". Confesso que foi um dos livros com a capa "menos bonita" que comprei até hoje. Foi na Ilha do Faial em Agosto de 2008, numa feira do livro, que comprei por impulso este livro que considero um dos mais importantes que li até hoje. No prefácio, Maria Benedita Monteiro afirma que "Desejaria a autora [Antonieta Costa] que um tal sistema organizativo [o das Irmandades do Espírito Santo que existem há quase 500 anos no Arquipélago dos Açores], de estrutura horizontal, em que a norma da criatividade permanentemente promove e legitima relações de influência bi-unívoca entre os seus membros, se constituisse como paradigma do sistema organizacional no seio das sociedades democráticas, por forma a minimizar as formas paralizantes de conformismo a poderes estreitos e a tornar os cidadãos actores e protagonistas do desenvolvimento social". Na pág. 17 do mesmo livro, Antonieta Costa escreve "Na sua dimensão empírica, as Irmandades do Espírito Santo apresentam-se assim, como um estranho objecto social que, fugindo às interpretações e normas em vigor, não só consegue sobreviver, mas também apresentar vantagens no uso da sua lógica. Este posicionamento, extremamente controverso e mesmo subversivo, não se exibe ostensivamente, mas antes, procura passar despercebido, o que terá contribuido para o seu desconhecimento".

Bibliografia:
Antonieta Costa, "O Poder e as Irmandades do Espírito Santo", Editora Rei dos Livros [Sintese da tese de doutoramento de Antonieta Costa com o título original "Os Dois Paradigmas da Gestão Pela Cultura, ISCTE, Julho 1998].
Este livro pode ser adquirido na Editora Reis dos Livros, Rua São Nicolau, 22, 1º, Lisboa – Tel.: 218854600 email: reidoslivros@clix.pt

Sem comentários:

Arquivo

who follows this blog